Destaques

Seminário o Direito à Leitura

06/05/2013 / Ana Mello

O secretário de Estado da Educação, Jose Clovis de Azevedo, abriu, na manhã desta sexta-feira (3), o Seminário o Direito à Leitura. Participaram da mesa de abertura o escritor Luiz Coronel, a diretora do Instituto Estadual do Livro (IEL), Laís Chaffe, e a diretora-adjunta do Departamento Pedagógico, Vera Amaro. O evento é dirigido a professores de Português e Literatura da rede estadual e marcou a passagem do Dia Mundial do Livro, celebrado no dia 23 de abril. As atividades aconteceram no Auditório do Ministério Público. 

Os trabalhos iniciaram com uma apresentação do ator Jairo Clein, interpretando Dom Quixote de La Mancha. Já o escritor Luiz Coronel leu um poema em homenagem ao livro. O secretário Azevedo questionou o individualismo e a competição extrema presentes na sociedade atual, que levam à violência. Ele defendeu o papel da escola e do livro na construção de ideais como a solidariedade e a fraternidade. “Precisamos de uma escola que absolutize os melhores valores que o ser humano é capaz de produzir”. 

Azevedo ressaltou que a tecnologia não substitui o professor, nem o livro, e citou a concepção do Projeto Província de São Pedro, que articula a informática com as raízes culturais do Estado: “A tecnologia não pode estar desterritorializada, desconectada de nossa realidade histórica”, concluiu o secretário. 

O evento teve continuidade com as palestras da diretora do IEL, Laís Chaffe, e de Marcelo Spalding, jornalista, escritor e professor, que abordou o tema: Leitura e literatura na era digital. Na parte da tarde aconteceram as palestras de Ana Mello, sobre a leitura e a escrita na criação dos sonhos e de Celso Sisto, que falou sobre a literatura infantil. O seminário foi organizado pela Equipe de apoio à Leitura, Livro e Literatura do Departamento Pedagógico da Secretaria de Estado da Educação (Seduc).